HOME | PROMOÇÕES | ARTIGOS | UTILIDADE PÚBLICA | GALERIA DE FOTOS | CONTATO

Como escolher seu animal de estimação
29/03/09 - por Júlio Cesar (Cantinho dos Bichos)

Quando escolhemos um cãozinho como nosso bichinho de estimação, devemos prestar atenção em alguns detalhes importantes. Esses detalhes irão, muitas vezes, determinar o sucesso ou não dessa relação.

Um cão exige atenção, mais quando filhote ou quando doente, cuidados constantes, observação atenta, comando e carinho.

Se nunca tivemos um, conversar com quem tem um é importante para termos uma idéia sobre essa relação. Escolher bem a raça, ou ao menos o provável tamanho quando adulto, no caso dos mestiços, também é muito importante para escolhermos aquele que cabe em nossas expectativas. Existem raças que exigem mais espaço, ou mais passeios, ou mais cuidados com a pelagem ou os olhos, aqueles mais ativos, os que se dão melhor com crianças, ou não, enfim, uma série de características que podem ser pesquisadas junto com criadores, veterinários, adestradores, ou mesmo por sites sérios sobre as raças. O mais importante é não agirmos por impulso e pegar o primeiro filhote porque, ou é bonitinho, ou ficou olhando com aquela cara de “me leva”.

Isso resolvido, devemos saber que os dois primeiros meses ao menos com o resto da ninhada é importante para que ele aprenda a lidar com alguns instintos caninos e não passar à próxima fase, a nova família, sem noção de matilha. Um bom exemplo disso é em relação aquela brincadeirinha de morder que todo filhote gosta. É com os irmãozinhos, que também têm dentinhos afiados, que aprende um pouco sobre respeito e limite. O leite materno também é muito importante pois transfere ao filhote imunidades que a mãe já possui.

A vermifugação, que já pode começar aos 15 dias de vida e a vacinação devem ser estabelecidas de acordo com o critério do veterinário que acompanha a ninhada, e posteriormente o que acompanhará os primeiros meses junto à nova família. São procedimentos importantíssimos, dos quais depende a saúde e até mesmo a vida de nosso amiguinho.

A alimentação é um pouco diferenciada nas diversas fases da vida de um cão e o que é melhor para ele quando filhote será diferente na sua fase adulta e também na sua senilidade. Ao contrário do que se fala muito, leigamente, a sua alimentação quando velhinho não é a mesma de quando filhote. É uma alimentação especial para suprir suas novas necessidades e deficiências, como a locomotora por exemplo. Existe também alimentação própria para caso de doenças específicas, como problemas renais ou cardíacos, e nesses casos, rações são muito mais recomendáveis, pois sua formulação e seus suplementos são muito mais difíceis de se suprir com um preparo. Aliás, é muito mais difícil, hoje em dia, se alcançar a qualidade alimentar de uma boa ração (não falo de qualquer ração) com o alimento sendo preparado na hora. Hoje em dia, ração de boa qualidade, além de mais prática, é mais garantia de equiíbrio e saúde, salvo em casos especiais. Um bom exemplo são as rações hipoalergênicas que conseguem ser seguras e práticas para animais com intolerância a diversos elementos encontrados na maioria dos alimentos.

Definitivamente, “comida de panela”, principalmente os restinhos, não são bons negócios. Para alimentar um cão com comida ela deve ser formulada e feita exclusivamente para o nosso amiguinho de quatro patas. E para desmistificar a teoria de que os “cães antigamente comiam de tudo, não tomavam remédio e viviam muito bem”, vale ressaltar, que em mínimos casos viviam mais de sete ou oito anos, e a gente não lembra, e muitos ficavam pelo caminho sem poder compartilhar dessa história. Hoje, com medicamentos avançados, rações de primeira linha e a medicina veterinária de diagnóstico e tratamento, claro, também muito mais avançada, a maioria de nossos cãezinhos que têm esses cuidados têm uma média de vida muito maior.

Portanto, pesquise bastante antes de ter um cãozinho, para ter certeza que tanto você quanto ele vão ser felizes nessa relação.

E vale sempre lembrar: Consulte sempre o seu veterinário!


© 2009 Cantinho dos Bichos Produtos para Animais Ltda. ME ----------------------------------- Desenvolvimento - Digital em Foco www.digitalemfoco.com.br